CONGRESSO DE FILOSOFIA DO DIREITO: RAZÃO PRÁTICA, LEI NATURAL E BEM COMUM, de 8 a 10.março, no ICJ-UFPA. Realização: Grupo de Pesquisa Tradição da Lei Natural. Coordenação: Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro.
30h complementares. Inscrição gratuita: www.dialetico.com.br
Programação:

DIA I (quarta, 8.março)
8h. Credenciamento.
8h30. Apresentação: Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro: A razão jusnaturalista.
9h-12h40. Minicurso (Dia 1/2) do Prof. Dr. Marcus Boeira II (UFRGS): "Lógica, Lei Natural e Direito Positivo na Segunda Escolástica"

14h-16h15. MESA I: Catástrofe ou declínio: nominalismo e o diagnóstico da modernidade em MacIntyre
Níckolas Tenório: "Nominalismo e modernidade: uma possível gênese do problema".
Lucas Do Couto Gurjão: "A incomensurabilidade moderna: relativismo, perspectivismo e os debates morais contemporâneos"

16h45h-19h. MESA II: Dignidade da pessoa humana
Ana Vitória Vasconcelos: "Pessoa e Dignidade Humana: origem clássica de uma concepção atual e fundante da interpretação constitucional"
Alan Angelim: "Propriedade sobre si mesmo: os limites éticos e jurídicos da comercialização do corpo"
19h-19h30. Coffee Break

19h30. CONFERÊNCIA. I. Prof. MSc. Alexandre Bonna, "Bem comum e relações privadas"

DIA II (quinta, 9.março)
9h. BANCA DE MESTRADO de Elden Borges: "A fundamentação ética dos direitos humanos em Tomás de Aquino: pessoa humana, bem comum e lei natural". Avaliadores: Profs. Drs. Victor Sales Pinheiro (orientador/UFPA), Saulo Matos (UFPA) e Marcus Boeira (UFRGS)

14h-16h15. MESA III: Razão e liberdade
Ayrton Borges Machado: "A racionalidade da lei e o paradigma do melhor regime"
André Abdelnor Sampaio: "A noção clássica de liberdade e sua relação com a Lei Natural."
16h15-16h45. Coffee Break

16h45h-19h. MESA IV. Os impasses do relativismo.
Profa. Dra. Laise Sales Pinheiro: "Lei natural e Democracia"
Profa. MSc. Livia Coutinho: "Leo Strauss vs. Friedrich Nietzsche: o desafio do niilismo para a lei natural"
19h-19h30. Coffee Break

19h30. CONFERÊNCIA II. Prof. Dr. Victor Pinheiro (UFPA). Direitos Humanos como Direitos Naturais em John Finnis