A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito desta Universidade convida a comunidade acadêmica a prestigiar a defesa de dissertação da mestranda MARIA DAS GRAÇAS TAPAJÓS MOTA, intituladaPOVO TAPAJÓS E O TERRITÓRIO COBRA GRANDE: Entre o direito negado e o direito à terra", sob a orientação da Prof. Dr. Raimundo Wilson Gama Raiol. A banca examinadora será composta pelos Professores Doutores Raimundo Wilson Gama Raiol (Orientador/UFPA), Girolamo Domenico Treccani (PPGD/UFPA) e José Cláudio Monteiro de Brito Filho (PPGD/UFPA).

Data: 21/09/2017 (Quinta-feira)

Hora: 15h30

Local: Programa de Pós-Graduação em Direito/ Altos ICJ.

 

Paulo Sérgio Weyl Albuquerque Costa

 

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFPA

Amazônias! Mundos parecidos e tão distintos. Povos Originários, abalados pelo mesmo sismo colonial. Periferias das Periferias do mundo moderno. Virgens Florestas de verdes já desmaiados. Estrondosas Águas unindo e limitando. Portentosa Fauna sob a espreita do homem. Passado de mitos que desafiam o presente, na busca de um futuro incerto. Assim são nossos Mundos Amazônicos. Extensas áreas de floresta tropical úmida em Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Guiana e Suriname. Riquezas incomensuráveis de naturezas exuberantes, apropriadas por uns poucos, ao custo da fome de muitos. Populações rurais deslocando-se cada vez mais para cidades obesas, vivendo não tão distantes de povos jamais contatados pelo mundo moderno. Sociedades ainda em construção vivendo na mais estratégica Região do Planeta. Sociedades de vidas ancestrais, em luta contínua contra sua própria desfiguração. Sociedades que se desconhecem mutuamente, preferindo olhar o Outro distante, quase cegas para o local e o regional.
Esse DESCONHECIMENTO, atroz, e de todas as maneiras percebível, é o grande desafio que este Curso pretende enfrentar. A Amazônia não conhece a Amazônia, essa é a verdade. E a Universidade – locus onde pensar, aprender e agir devem ser constantes obrigatórias – não se furta a escolher o CONHECIMENTO como ponto de partida para o exercício da cidadania.

PASSOS:
1. LEIA O EDITAL: https://goo.gl/5KsSma
2. PREENCHA FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO ONLINE: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHw1skQ2ax6d4PiWwWsZajTD_FwHjvmzyCK1ljxOETwwIITA/viewform
3. ENVIE PARA O E-MAIL Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. os seguintes documentos:

• Declaração RAZÕES DE INTERESSE - conforme modelo anexado no EDITAL;
• Curriculum Vitae;
• Cópia de Diploma de Nível Superior;
• Comprovante de Matrícula de Pós-Graduação ou Comprovante de Vínculo Institucional (se for o caso).

QUEM PODE SE INSCREVER:

Alunos de Pós-Graduação e Técnicos de Nível Superior da UFPA;

Público Externo;
Alunos Matriculados em Curso de Pós-Graduação ou portadores de Diploma de Nível Superior, em qualquer área de conhecimento, vinculados a Órgãos Públicos Federais, Estaduais ou Municipais, Empresas Privadas e/ou Organizações Não-Governamentais.

 

Convite

A Vice-coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito desta Universidade convida a comunidade acadêmica a prestigiar a defesa de dissertação da mestranda ISADORA CRISTINA CARDOSO DE VASCONCELOS, intitulada “A INFLUÊNCIA RELIGIOSA EM BELÉM DO PARÁ: análise das estratégias de aquisição de bens imóveis e terrenos por entidades religiosas", sob a orientação da Profa. Dra. Luly Rodrigues da Cunha Fischer. A banca examinadora será composta pelos Professores Doutores Luly Rodrigues da Cunha Fischer (Orientadora/UFPA), Girolamo Domenico Treccani (PPGD/UFPA) e Luiz Alberto Gurjão Sampaio de Cavalcante Rocha(UFPA).

Data: 11/08/2017 (Sexta-feira)

Hora: 14h30

Local: Auditório Hailton Correa Nascimento (altos ICJ).

 

Marcus Alan de Melo Gomes

Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito/UFPA