O Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos da UFPA, em vista da enorme repercussão pública alcançada pela iminente defesa pública de Dissertação a qual se imputa a veiculação de conteúdo discriminatório, esclarece à comunidade as resoluções adotadas na reunião de seu colegiado havida na tarde do dia 02 de abril de 2018.

1. O PPGD jamais praticou ou praticará atos de censura acadêmica, do que são exemplos as inúmeras investigações realizadas no âmbito do programa acadêmico;

2. Nesse sentido, sua Coordenação e todos os seus docentes defenderam e defendem o direito da discente ir a Júri Acadêmico. Essa foi a deliberação do Colegiado tomada de forma unânime.

3. O Colegiado, mantendo a regularidade do processo acadêmico e a integridade de seu regimento, decidiu compor a banca examinadora com dois integrantes internos do Programa, incluso o Orientador, e um membro externo.

4. Em vista do forte diálogo público envolvido acerca da existência ou não de conteúdo discriminatório, o Colegiado nomeou como membro externo o renomado Professor Dr. Roger Raup Rios e como membros internos os professores Drs José Cláudio Monteiro de Brito Filho e o Orientador da dissertação, Victor Sales Pinheiro, que se reunirão para o exame público da dissertação em data a ser oportunamente designada.

5. A banca examinadora plural, com pesquisadores renomados e experientes e com formação profunda sobre as diferentes repercussões da pesquisa, dará ao Colegiado do PPGD, ao ICJ, à UFPA e à sociedade o julgamento acadêmico do trabalho.

Atte

Paulo Weyl